Pagamento de dívidas deve ser prioridade. (Foto: Envato)
Ao todo 71,41 milhões de brasileiros se encontram em situação de inadimplência, de acordo a Serasa, e isso mesmo depois do País registrar uma queda pelo segundo mês consecutivo, o que significa 34 mil cidadãos a menos nesta condição em julho (último dado disponível) em relação a junho. Parte deste contingente, no entanto, pode nem sequer estar ciente de dívidas em aberto. Então, como é possível verificar se o seu nome está “sujo” na praça?
O popularmente chamado “nome sujo” se refere àqueles que têm dívidas em atraso e o F negativado. Nessa situação, fica mais difícil conseguir o às linhas de crédito e contratar serviços, como linhas telefônicas, uma vez que o cliente é considerado um “mau pagador”. Quer saber como se tornar um “bom pagador” e melhorar o score de crédito? e essa reportagem.
Existem três principais formas de conseguir checar se o seu nome está sujo: pela Serasa, pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pelo Boa Vista SPC. Veja aqui como:
Serasa
Uma das formas mais comuns de certificar se o nome está sujo ocorre por meio do site ou aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store.
O usuário poderá verificar se o F está negativado ou não. Basta ar “Consultar F grátis” e preencher os campos com o nome de usuário ou criar um cadastro. Depois, ele deve clicar em “Meu F” e realizar a consulta.
O site ou app da Serasa também mostra detalhes como a data de negativação, dados da empresa credora e valor pendente.
SPC Brasil
O SPC é outra forma de saber sobre o F negativado. No site do SPC Brasil, o usuário consegue checar se está com “nome sujo” e ver com quais empresas há a possibilidade de realizar uma negociação da dívida, além de visualizar o score de crédito – uma pontuação que reflete se o usuário é um “bom pagador”.
Para utilizar o sistema, basta ir ao “Portal do Consumidor” e ar ou criar uma conta com o número do F e, finalmente, clicar em “Consulte seu F” para conferir os registros.
Existe também o aplicativo “SPC Consumidor”, disponível no Google Play e na App Store. Já na primeira página do app aparece uma mensagem que sinaliza a consulta gratuita do F.
Boa Vista SC
O site do Boa Vista SC é a terceira forma de saber se o nome está sujo. O usuário pode checar em “Consulta de F” ao realizar o cadastro com outras informações pessoais.
O usuário também pode ir em “Entender seu Score” para conseguir informações sobre como aumentar a pontuação, além de visualizar empresas que consultaram o seu F. No aplicativo Consumidor Positivo Boa Vista, presente no Google Play ou na App Store, o processo funciona da mesma forma.