

Os brasileiros que possuem imóveis precisam ficar atentos ao pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Os contribuintes de cada município possuem calendários e formas de quitar o tributo diferentes.
Publicidade
Os brasileiros que possuem imóveis precisam ficar atentos ao pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Os contribuintes de cada município possuem calendários e formas de quitar o tributo diferentes.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Para emitir o guia de pagamento do imposto, por exemplo, o processo não é o mesmo para os contribuintes paulistanos e cariocas, por exemplo. Além disso, cada município define se será entregue uma via física ou apenas o o online das faturas. Confira as diferenças dessa emissão:
Para todos os imóveis, o vencimento da primeira parcela ou o prazo para o pagamento à vista do IPTU ocorre no mês de fevereiro. A data, no entanto, é definida a partir desses critérios:
Assim como nos anos anteriores, em 2025 não haverá envio mensal de boletos de pagamento do IPTU para os contribuintes que não efetuarem o pagamento à vista. Os contribuintes vão receber inicialmente a notificação de lançamento do imposto com a opção de pagamento à vista ou da primeira parcela. Quem optar pelo parcelamento receberá posteriormente, num único formulário, todos os boletos para pagamento das parcelas seguintes. Esses boletos poderão continuar a ser pagos mensalmente, conforme os vencimentos de cada parcela.
Se você deseja usar o Pix para o pagamento, será necessário emitir a guia de pagamento com o código o contribuinte e ar exclusivamente o endereço iptu.prefeitura.sp.gov.br.
O primeiro vencimento do IPTU para todos os imóveis cariocas está marcado para o dia 7 de fevereiro. A emissão do boleto pode ser feita no site carioca.rio ou no aplicativo do Carioca Digital – disponível nas versões iOS e Android.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
É possível baixar e imprimir, de uma só vez, todas as parcelas do imposto. O documento também pode ser solicitado nos Postos de Atendimento do IPTU. Para a emissão da guia, é necessário informar o número da inscrição do imóvel, identificado no boleto de anos anteriores.
As guias físicas do IPTU começaram a chegar à casa dos cariocas no dia 13 de janeiro, em formato de carta, com somente uma folha. O documento tem dois códigos de barras, um para pagamento da cota única e outro para quitação da primeira parcela.
Com a possibilidade de pagamentos por Pix e online, vale ressaltar a importância dos contribuintes de ter atenção a possíveis golpes na hora do pagamento.
A Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo, por exemplo, alerta que não envia cobranças ou links para pagamentos de tributos por e-mail, SMS ou WhatsApp. Já a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento do Rio de Janeiro informou que não envia comunicações ou boletos de pagamento do IPTU aos contribuintes via Whatsapp ou SMS.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador