O E-Investidor preparou um guia para ajudar o contribuinte a consultar a malha fina do Imposto de Renda 2025. (Imagem: Luis Lima Jr em Adobe Stock)
A malha fina é um nome popular para quando a fiscalização da Receita Federal, que analisa detalhadamente as declarações do Imposto de Renda (IR) enviadas pelos contribuintes, identifica inconsistências, erros ou divergências entre os dados declarados pelo contribuinte e as informações fornecidas por terceiros, como empresas empregadoras, bancos, planos de saúde, imobiliárias, corretoras de valores e outras instituições financeiras.
Quando uma declaração cai na malha fina, o processamento é interrompido até que as pendências sejam resolvidas. Isso pode resultar no atraso na restituição do tributo, na necessidade de comprovar informações ou até mesmo em multas e penalidades, caso sejam encontradas irregularidades não justificadas.
Como declarar o Imposto de Renda 2025? Veja o o a o
O E-Investidor preparou um guia para ajudar o contribuinte a identificar pendências no Imposto de Renta e realizar a consulta da malha fina.
o a o para consultar a malha fina no e-CAC
A Receita Federal disponibiliza ferramentas online para que o contribuinte possa verificar a situação da sua declaração de forma rápida e segura. Veja o o a o:
1. e o sistema da Receita Federal:
Entre no portal e-CAC;
Faça com sua conta gov.br (nível prata ou ouro).
2. Verifique as pendências:
e o serviço “Meu Imposto de Renda”;
Clique em “Pendências de Malha” para ver se sua declaração está retida e o motivo.
3. No aplicativo “Meu Imposto de Renda”:
Disponível parar celular e tablet;
e e procure pelo serviço “Pendências de Malha”.
Se a declaração estiver na malha fina, o sistema mostrará o motivo, que pode ser:
Diferenças em rendimentos declarados (empresas, bancos, etc.);