Trabalhadores nascidos em setembro que optaram pela modalidade do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) já podem fazer a solicitação do benefício. A Caixa Econômica Federal liberou o saldo para esse grupo nesta segunda-feira (2).
Pela sistemática do saque-aniversário, o titular pode ar parte do valor do FGTS uma vez ao ano, no mês do seu aniversário. Em contrapartida, trabalhadores que tenham aderido a essa modalidade e sejam demitidos só têm o ao equivalente da multa de 40%, paga pela empresa. Por isso, é preciso ponderar antes de realizar o saque.
Quem não optar pelo saque-aniversário permanecerá na sistemática do saque-rescisão, em que o trabalhador pode solicitar a quantia integral do FGTS, caso seja demitido.
Assim como para a modalidade do saque-rescisão, quem aderir ao saque-aniversário não perde o direito à retirada do saldo para financiar a casa própria, nos casos de doenças graves, aposentadoria e falecimento do titular.
Como optar pelo saque-aniversário do FGTS
Essa opção precisa ser solicitada pelo trabalhador por meio do aplicativo FGTS, disponível para dispositivos Android e iOS. Confira o o a o:
Abra o aplicativo e preencha os dados (nome, data de nascimento, F, entre outros);
Crie uma senha de seis dígitos e concorde com os termos de uso;
Selecione a opção ‘Meus Saques’ e vá em ‘Saque-Aniversário’;
Para confirmar, selecione ‘Optar pelo saque-aniversário’.
O valor do saque-aniversário do FGTS é disponibilizado em até cinco dias úteis na conta do trabalhador. Como alternativa ao saque feito por meio digital, é possível o titular da conta se apresentar em uma agência da Caixa para a realização do saque de maneira presencial.