

Em um movimento que promete transformar o o à internet em regiões remotas, a Starlink, empresa de internet via satélite criada pela SpaceX, começou a oferecer conectividade emergencial gratuita em áreas onde operadoras tradicionais não operam.
Publicidade
Em um movimento que promete transformar o o à internet em regiões remotas, a Starlink, empresa de internet via satélite criada pela SpaceX, começou a oferecer conectividade emergencial gratuita em áreas onde operadoras tradicionais não operam.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A iniciativa busca democratizar o o à rede mundial de computadores por meio de uma tecnologia inovadora, que utiliza satélites de baixa órbita para garantir cobertura até nos pontos mais isolados do planeta.
A conectividade gratuita da Starlink estará disponível para determinados modelos de smartphones, e a expectativa é de que a novidade beneficie principalmente populações rurais e áreas de difícil o, onde a instalação de infraestrutura convencional de telecomunicações é inviável.
A partir de 2025, a funcionalidade gratuita será disponibilizada em smartphones de diferentes fabricantes. Confira a lista de modelos compatíveis com a nova tecnologia:
O primeiro o é conferir se o dispositivo móvel que será utilizado é compatível com a tecnologia da Starlink. Modelos mais modernos de smartphones tendem a oferecer e automático ao serviço, enquanto aparelhos mais antigos podem não reconhecer a rede ou necessitar de atualizações específicas.
Manter o sistema operacional atualizado é outra exigência para garantir o funcionamento adequado da internet via satélite emergencial. Tanto dispositivos Android quanto iOS devem estar rodando suas versões mais recentes, uma vez que as atualizações incluem e para esse tipo de conexão.
Publicidade
Para isso, basta ar as configurações do celular e verificar se há atualizações pendentes. Esse procedimento assegura que o aparelho consiga detectar e se conectar automaticamente ao serviço da Starlink quando necessário.
Após garantir a compatibilidade do aparelho e a atualização do sistema, é preciso ativar a funcionalidade de conexão automática para redes emergenciais. No menu de configurações do dispositivo, a opção pode ser encontrada dentro das seções “Conexões” ou “Redes móveis”. Ao habilitar a função de o emergencial via satélite, o celular ará a se conectar automaticamente sempre que estiver em uma área sem sinal convencional.
A conexão com a rede Starlink, criada pelo Elon Musk, será ativada automaticamente sempre que o usuário estiver fora da cobertura de sua operadora tradicional. Nesse momento, o dispositivo exibirá a identificação “T-Mobile SpaceX” na tela.
Inicialmente, a funcionalidade permitirá apenas o envio e recebimento de mensagens de texto, compartilhamento de localização e o a serviços de emergência. No entanto, a expectativa é que, no futuro, o serviço seja expandido para incluir chamadas de voz e navegação na internet.
Para usufruir da conectividade gratuita oferecida pela Starlink, os usuários devem garantir que seus dispositivos estejam atualizados com a versão mais recente do software. Dessa forma, quando estiverem fora do alcance das redes tradicionais, poderão automaticamente utilizar a conexão fornecida.
Colaborou: Gabrielly Bento.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador