Crédito do Trabalhador: descubra quem tem direito e como solicitar
Foto: Adobe Stock
Trabalhadores com carteira assinada, incluindo os que atuam no setor rural, doméstico e os empregados por microempreendedores individuais (MEIs), terão o a uma nova modalidade de crédito consignado. Batizado de Crédito do Trabalhador, o programa busca facilitar o o a empréstimos com condições mais vantajosas, sem a necessidade de intermediação do empregador.
Conforme Agência Gov, o Crédito do Trabalhador é uma versão atualizada do tradicional empréstimo consignado para profissionais regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Diferente das modalidades anteriores, que dependiam de convênios entre empresas e bancos específicos, esta nova linha permite que os trabalhadores escolham a instituição financeira que oferece as melhores condições, de forma totalmente digital.
A contratação é feita diretamente pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital), dispensando a necessidade de aprovação prévia do empregador. Com isso, os profissionais ganham mais liberdade para negociar as taxas e prazos, além de mais transparência no processo.
Segundo o Ministério do Trabalho, nas primeiras 12 horas após o lançamento, foram registradas mais de 40 milhões de simulações no aplicativo.
O que muda com a nova modalidade?
Além da autonomia para escolher a instituição financeira, a nova modalidade traz outras vantagens. O processo é simplificado e realizado 100% on-line, oferecendo mais rapidez e conveniência. Assim que o trabalhador autoriza o uso de seus dados, como F, tempo de empresa e margem consignável, as ofertas são enviadas em até 24 horas, permitindo a escolha da melhor proposta.
As parcelas do empréstimo serão descontadas diretamente da folha de pagamento, seguindo a margem de 35% do salário, conforme as regras do eSocial. Desde de 25 de abril, também será possível contratar o crédito diretamente pelos canais eletrônicos dos bancos.
Quando é indicado usar o Crédito do Trabalhador?
Embora a contratação de um empréstimo deva ser feita com cautela, essa modalidade pode ser uma alternativa interessante para quem busca:
Pagar dívidas com juros elevados;
Fazer investimentos pessoais ou profissionais;
Cobrir despesas inesperadas.
Quem pode solicitar?
Têm direito ao Crédito do Trabalhador todos os profissionais com carteira assinada, incluindo trabalhadores rurais, domésticos e aqueles contratados por microempreendedores individuais (MEIs).