Governo alerta: golpes com falso IR se multiplicam na reta final da declaração
Foto: Adobe Stock
Com a data limite para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 se aproximando, cresce também o número de tentativas de fraude envolvendo o nome da Receita Federal. Especialistas e autoridades fiscais chamam atenção para um novo golpe digital que vem sendo disseminado por diferentes plataformas de comunicação.
Conforme a Agência Brasil, o esquema mais recente envolve o envio de mensagens fraudulentas — via e-mail, SMS e aplicativos como WhatsApp e Telegram — alegando erros ou irregularidades na declaração.
Os criminosos induzem o contribuinte a ar um link que supostamente leva a um ambiente de regularização, mas que, na verdade, é uma armadilha. A vítima, ao fornecer dados do Gov.br, ainda pode ser direcionada a realizar um pagamento via Pix.
José Carlos Fonseca, auditor-fiscal do órgão, alerta que se trata de um golpe sofisticado que utiliza da aparência de um comunicado oficial para enganar o cidadão. Ele reforça que a Receita Federal não se comunica por mensagens instantâneas ou e-mails genéricos. “Toda a comunicação da Receita é feita por escrito, normalmente em carta registrada, com aviso de recebimento dos Correios. Qualquer correspondência, qualquer aviso que não direcione para esse endereço, certamente é falso”, reforça Fonseca.
A instrução das autoridades é que, ao se deparar com qualquer notificação suspeita, o contribuinte e diretamente o site oficial ou utilize o aplicativo para verificar se há pendências em sua declaração.
O advogado especializado em direito digital Vinicius Lapetina explica os riscos envolvidos nesse tipo de fraude: “Ao clicarem nos links enviados pelos golpistas, os contribuintes acabam abrindo as portas dos seus dispositivos eletrônicos, dando o, de forma inconsciente, a informações e dados pessoais, como e-mail, F, dados bancários, senhas e perfis em redes sociais. Com esses elementos em mãos, os golpistas podem, por exemplo, ar contas bancárias ou perfis em redes sociais e interagir com os contatos da vítima”.
A Receita Federal reforça que nenhum pagamento referente à regularização do F ou da declaração é feito fora de seus canais oficiais. O contribuinte deve desconfiar de qualquer mensagem que solicite ação imediata fora do ambiente da Receita.
Publicidade
O conselho é claro: recebeu mensagem suspeita sobre o Imposto de Renda 2025? Não clique, não responda e, principalmente, não realize nenhum tipo de transação.