O bitcoin é a criptomoeda com o maior valor de mercado (Foto: Envato Elements)
A EDX Markets – uma nova exchange de criptomoedas apoiada pelas empresas financeiras Citadel Securities, Fidelity Investments e Charles Schwab – está buscando negócios de corretores e investidores que estejam interessados em ativos digitais, mas cautelosos com os problemas da FTX e da Binance.
O empreendimento discretamente começou a executar negociações nas últimas semanas. Espera-se que a EDX anuncie o seu lançamento ainda nesta terça-feira, nove meses depois que seus patrocinadores revelaram seus planos para o mercado de criptomoedas.
A EDX diz ainda que sua abordagem se baseia em práticas padrão em mercados financeiros tradicionais e regulamentados e difere em aspectos importantes de como as exchanges de criptomoedas normalmente operam. Uma grande diferença é que a EDX é uma exchange não custodial, o que significa que não lida diretamente com os ativos digitais de seus clientes.
Em vez disso, a EDX istra um mercado no qual as empresas concordam em negociar moedas e dólares, usando sua plataforma para negociar preços. Em seguida, as empresas movimentam cripto e dinheiro entre si para liquidar as negociações. Em contraste, as exchanges de criptomoedas normalmente exigem que seus clientes guardem suas moedas digitais em carteiras istradas pela exchange, criando o risco de que perca os fundos ou use-os indevidamente.
A EDX diz que oferecerá negociações em apenas quatro criptomoedas – bitcoin, ether, litecoin e bitcoin cash – nenhuma das quais foi identificada como valores mobiliários pela Securities and Exchange Commission (SEC, Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos). Uma abordagem tão conservadora para listar criptomoedas pode ajudar a EDX a ficar longe de problemas com a reguladora, que processou a Coinbase Global e várias outras exchanges de criptomoedas por listar moedas que a agência considera como valor mobiliário.
Ao contrário da maioria das trocas de criptomoedas, a EDX não atende diretamente a investidores individuais. Em vez disso, espera que as corretoras de varejo enviem ordens de investidores para comprar e vender moedas digitais em seu mercado.