Em nota divulgada nesta segunda-feira (14), o Banco Central do Brasil (BC) informou que “houve a ocorrência de problemas técnicos no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI)”, o que afetou o funcionamento do Pix. De acordo com o site Downdetector, que registra reclamações de usuários de serviços e empresas, a complicação mais notificada hoje foi o Pix, com 91% das reclamações totais. O problema foi solucionado ainda nesta manhã: “As equipes do Banco Central atuaram rapidamente”, encerrou a nota.
Os problemas com o BC começaram a ser reportados por volta das 10h de hoje. Alguns usuáriosque utilizam oPix como método de pagamento deixaram comentários na plataforma Downdetector. Um consumidor escreveu: “Pix está fora do ar, e estou precisando receber dinheiro… Me ajuda aí @BancoCentralBR”. Outro internauta protestou: “O app está dando erro o dia todo, @BancodoBrasil”.
Como fazer um Pix?
Para fazer um Pix, o usuário deve:
Informar a chave Pix de quem irá receber o pagamento, pode ser o Cadastro de Pessoa Física (F) ou o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ);
Depois, existem três opções possíveis: ler um QR Code com a câmera do smartphone para realizar o pagamento; utilizar a opção “Pix Copia e Cola”, para colar o código do QR Code; ou usar o serviço de iniciação de transação de pagamento.
Caso não tenha uma chave Pix, é possível digitar manualmente os dados da conta de quem receberá a transferência.
Qual a diferença entre o Pix e outras formas de pagamento?
Segundo o próprio BC, o Pix é diferente porque:
Característica
Pix
Outros Métodos
Velocidade
Pagamento instantâneo
Tempo de processamento maior
Forma de Transação
Chave Pix ou QR Code, além de dados bancários
Geralmente apenas dados bancários
Disponibilidade
24 horas por dia, todos os dias
Limitações de horários e dias
Tarifas
Maioria gratuita ou mais baixas
Tarifas geralmente mais altas
Equipamento Necessário
Não precisa de cartão ou maquininha (uso pelo smartphone)