

O calendário econômico da semana, que vai de segunda-feira (26) a sexta-feira (30), inclui eventos importantes nacionais e internacionais para os investidores ficarem de olho.
Publicidade
O calendário econômico da semana, que vai de segunda-feira (26) a sexta-feira (30), inclui eventos importantes nacionais e internacionais para os investidores ficarem de olho.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A segunda-feira (26) começa com foco no mercado doméstico. Pela manhã, sai o Boletim Focus, documento elaborado pelo Banco Central do Brasil (BC) com as principais previsões econômicas do mercado. Em seguida, veremos os Investimentos Diretos no País (IDP) e as Transações Correntes. Nos Estados Unidos, o feriado do Memorial Day vai manter as Bolsas de Nova York fechadas.
Na terça-feira (27), o destaque fica com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), prévia do IPCA, a medição oficial da inflação no Brasil. No mesmo dia sai também o IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que traz o resultado sobre a cidade de São Paulo. Nos EUA, serão divulgados os indicadores de confiança do consumidor.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Por aqui, na quarta-feira (28), será compartilhada com o mercado a geração de emprego formal pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e a ata do Comitê Federal de Mercado Aberto nos EUA, do Federal Reserve, equivalente ao Copom no Brasil.
Na quinta-feira (29), investidores devem ficar de olho nos números dos pedidos de auxílio desemprego nos EUA. Na agenda nacional, vale destacar o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), conhecido como a inflação do aluguel. Ele é utilizado como parâmetro de tarifas públicas, como energia e telefonia, em contratos de aluguéis e de prestação de serviços.
A nota à imprensa do BCB de política monetária e operações de crédito e a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) também serão divulgadas. Esta última visa acompanhar as flutuações trimestrais e a evolução da força de trabalho, além de outras informações necessárias para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País.
Na sexta-feira (30), o último dia útil da semana, teremos os números do Produto Interno Brasileiro (PIB) e a nota à imprensa do BCB de Política Fiscal. No exterior, aguardam-se as vendas do varejo na Alemanha, medidor de todos os produtos vendidos pelo setor durante o mês, e o Índice de Gerente de Compras (PMI) Industrial chinês, que mede a saúde e o nível de atividade do setor da construção.
Publicidade
Já os EUA vão trazer o Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (Personal Consumption Expenditures, em inglês), maneira de medir e acompanhar as mudanças nos preços dos bens de consumo ao longo do tempo. Sai ainda balança comercial, que indica os valores das importações e das exportações de mercadorias.
– IDP
08:30 – Boletim Focus
08:30 – Transações correntes
– Feriado do Memorial Day: Bolsas de NY fechadas
09:00 – IPCA-15
– IPC-Fipe
11:00 – Confiança do consumidor
– Caged
15:oo – Divulgação da ata do FOMC
08:30 – IGP-M
Publicidade
08:30 – BCB: Nota à imprensa – Política monetária e operações de crédito (abr)
09:00 – Pnad Contínua Mensal (abril)
09:30 – Pedidos de auxílio desemprego (semanal)
03:00 – Vendas no varejo
08:30 – BCB: Nota à Imprensa – Política Fiscal
09:00 – PIB
09:30 – Núcleo do Índice de Preços PCE
09:30 – Balança comercial
22:30 – PMI Industrial
Publicidade
*Com informações do Broadcast, Trading View e do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Banco Bradesco S.A.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador