Embora relacionadas à saúde, cirurgias puramente estéticas não são dedutíveis, mesmo que realizadas por médicos e em hospitais. Exemplos incluem procedimentos como aplicação de botox, lipoaspiração, rinoplastia estética e harmonização facial. 3f1a4x
Por mais caros que sejam, remédios comprados com ou sem receita médica não são aceitos como dedução, mesmo que o tratamento esteja em curso e tenha sido recomendado por um profissional da saúde.
Cursos de idiomas, preparatórios para vestibular e reforço escolar não são dedutíveis. A dedução com educação é limitada a R$ 3.561,50 por pessoa e só vale para instituições de ensino regular autorizadas pelo MEC.
Consultas odontológicas e tratamentos como obturações, canal e extrações são dedutíveis. No entanto, clareamento dental, lentes de contato dentárias e outros procedimentos estéticos não são aceitos pela Receita.
Embora a mensalidade escolar possa ser abatida até o limite permitido, gastos com uniforme, material didático, livros e transporte não entram na dedução, mesmo que esses itens sejam obrigatórios.
Foi dada a largada para a declaração do imposto de renda 2025. Está pronto para acertar as contas com o Leão? Confira um guia completo do Imposto de Renda para facilitar o processo.